Anúncio

Artigo

Vine vs. Instagram

Equipe Softonic

Equipe Softonic

  • Atualizado:

O Vine ganhou um concorrente de peso depois que o Instagram adicionou o recurso de gravação de vídeos. Ambos os aplicativos estão disponíveis para Android e iOS (iPhone, iPad e iPod touch), esquentando ainda mais essa rivalidade.

O Vine [Android | iPhone] e o Instagram [Android | iPhone] têm muitas características iguais e alguns bem diferentes. Neste artigo, nós dissecamos o que cada um tem a oferecer. Você pode acabar achando que o Vine oferece um pacote completo ou que o Instagram pode roubar seu coração rapidinho.

Vine vs. Instagram

Composição de Vídeo

making vine video
O Instagram se gaba da duração de seus vídeos, que podem ter até 15 segundos – mais que o dobro do Vine, cujos vídeos têm uma duração de até seis. No espectro de clips medidos por bits, porém, 15 segundos pode ser um exagero. Cerca de 10 segundos seria o equilíbrio ideal, ainda que o Instagram dê espaço para preenchimento e edição.

Mesmo assim, com usuários acostumados e contentes com um conteúdo tão simples, é pouco provável que o Vine seja destronado nessa categoria.

instagram-photo-video

Ainda no quesito edição, o Instagram pelo menos permite que os usuários apaguem o clip final nas sequências, mas você ainda não pode apagar o primeiro nem qualquer um dos clips do meio.

Isso já é uma ajuda comparado à ausência de possibilidade do Vine em remover qualquer seção de uma sequência. Ambos os aplicativos são bem restritivos quanto à edição, mas o Instagram ganha por pouco.

instagram-filter-cover-frame

O Instagram tem uma boa variedade de filtros para editar o visual do seu vídeo. No total, são 13 filtros específicos, muitos deles visualmente bem diferentes dos filtros de fotografia. O Vine precisará adicionar essa opção ou efeitos similares para ficar tão artístico quanto o concorrente.

Outro ponto para o Instagram é o modo Cinema, que ajuda na estabilização dos vídeos. Até agora, essa característica existe apenas na versão para iPhone, mas poderia chegar mais tarde para o Android – sobretudo porque muitos dispositivos Android têm câmeras bem estáveis. O Vine não tem nada parecido e não anunciou planos para incluir essa opção.

Compartilhamento Social

Ambos os aplicativos de vídeo permitem compartilhar conteúdo nas redes sociais. Atualmente, incluem Facebook, Twitter, e, claro, o compartilhamento pelo próprio app. Entretanto, o Instagram expandiu essa característica ao incluir Tumblr, Foursquare, Flickr e o envio por e-mail.

share-upload_vine_instagram

Enquanto o Instagram tem mais serviços, compartilhar pelo Twitter é melhor no Vine. O Vine suporta totalmente os Twitter cards, permitindo que eles apareçam no seu feed. O Instagram ganha alguns pontos por permitir que os usuários procurem por usuários com base em localizações por geotagging.

Feeds e páginas web nativas

exploring apps

Depois que o vídeo é criado e compartilhado, é claro que os usuários vão querer encontrá-lo. Tanto o Vine como o Instagram permitem visualizar os vídeos dentro dos respectivos aplicativos ou em suas páginas web.

playback

O playback nos dois aplicativos é parecido com os serviços de celulares. Os vídeos rodam automaticamente, mas o Instagram precisa carregar um buffer antes. O Vine é quase instantâneo.

Nas versões para celular é bem fácil descobrir novos vídeos com o conteúdo seguinte aparecendo em sequência no feed. Há botões para “curtir” e “comentar” nos vídeos e a possibilidade de buscar usando etiquetas.

embedding Vine

Os dois serviços funcionam de maneira diferente na web. Os vídeos no Vine são vistos individualmente, sem outra maneira de ver todos os clips que você ou outras pessoas criaram. Porém, cada Vine tem um código incorporado que permite compartilhar vídeos facilmente, onde você quiser.

Os vídeos do Vine podem ser colocados sem som e também em sequência, tornando-os bem animados e fáceis de serem vistos.

O Instagram, por outro lado, inclui vídeos diretamente no seu feed, junto com as fotos. As outras opções do Vine fazem falta: no Instagram não dá para fazer incorporações, sequências ou assistir sem som.

Qual é o melhor?

Os dois aplicativos oferecem diferentes opções que agradam a gregos e troianos. Aqui seguem os principais motivos para usar um ou outro:

  • O Vine deve ser sua escolha se você prefere vídeos compactos e em sequência. Também é possível incorporar um Vine dentro dos cartões do Twitter ou de uma página web, gerando muito mais visibilidade. O Vine é ótimo para compartilhar com aqueles que não sejam usuários do Vine.
  • O Instagram deve ser a sua escolha se você quiser melhores recursos e filtros mais divertidos. O Instagram permite compartilhar com mais redes sociais, fazer buscas por geotagging e tem um jeito fácil de navegar na web.

Nós avaliamos as diferenças e as similaridades entre o Vine e o Instagram. Cada um tem seus pontos fortes e fracos, e esperamos que a concorrência faça com que melhorem os aplicativos constantemente.

É provável que cada aplicativo ganhe características do outro ao longo do tempo e aguardamos ansiosamente o que o Twitter e o Facebook anunciarão no futuro.

E você, qual prefere: Vine ou Instagram? Conte para a gente nos comentários!

Artigo original em inglês, escrito por Kurtis Seid.

Equipe Softonic

Equipe Softonic

Os mais recentes de Equipe Softonic

Diretrizes Editoriais